Conhecer Marrocos em vídeo, para “fugir da rotina”
Viajar está-lhe no sangue e a arte de capturar momentos foi-lhe ensinada no outro lado do Atlântico. Francisco Miranda, 26 anos, nasceu no Porto e foi nesta cidade que, pé-ante-pé, já com o “bichinho” do audiovisual, ingressou na produtora FilmesDaMente, como estagiário. A ganhar o gosto pelo que fazia, passou para a Krypton Films e dali até querer usufruir do menu completo foi um saltinho — ou um voo, para sermos mais exactos. De malas e bagagens mudou-se para Nova Iorque, para aprender como nunca pensou ser possível na New York Film Academy.
Agora, Francisco produz vídeos a partir das suas viagens, com o objectivo de inspirar as pessoas a ”fugir da rotina, explorar [e] encarar diferentes perspectivas”. Um dos mais recentes trabalhos retrata uma viagem a Marrocos e nele espelham-se imagens coloridas e impressionantes da arquitectura e beleza natural do país norte-africano. Um vídeo que é tão culturalmente explorador como autobiográfico, tal como tem acontecido com outros vídeos do género que produz.
Vencedor de vários prémios, entre os quais o Galp Create Grand Prize — com uma curta que lhe valeu um ingresso para o festival Cannes Lions, em França —, o jovem portuense não pára e recentemente criou a Yank Creative Media, a sua própria produtora audiovisual especializada em vídeo e fotografia.
publicado em P3
autoria Miguel Ângelo Afonso
data 12/02/2018