Storytelling – Mude a Forma Como os Outros Olham Para Si
As marcas deixaram de assumir um papel meramente comercial na sua relação com os clientes. Deixaram de ser procuradas pelo seu status ou pelas funcionalidades do produto ou serviço que oferece.
Atualmente, os consumidores, fazem-se acompanhar de uma necessidade de uma relação mais emocional, mais humana, de troca de valor constante. Consideram os valores, as posições, as atitudes e o bem-estar que a empresa é capaz de lhes proporcionar.
Nesse sentido, a criação de narrativas, sejam estas factuais ou ficcionais, tornou-se numa necessidade iminente, já que é uma forma eficaz de desenvolver conteúdo capaz de captar a atenção do público alvo.
O storytelling permite, então, motivar as pessoas a envolverem-se com a marca, permitindo a todos os que interagem com o nosso conteúdo o alcance de uma experiência diferenciadora.
Esta estratégia tem uma presença crescente nas campanhas de comunicação, tendo em conta o elevado número de marcas que optam por contar uma história, envolvendo o público, em vez de apenas promover os seus produtos ou serviços.